Blue Valentine

(2010) Derek Cianfrance / Imdb / Netflix

“Blue Valentine” é mais um filme sobre um casamento em rota de colisão. De um lado, o jovem que vive de biscates Dean (o fantástico Ryan Gosling em mais um trabalho impressionante) e Cindy (Michelle Williams, em uma atuação que lhe rendeu sua segunda indicação ao Oscar).

O promissor diretor Derek Cianfrance definiu seu filme como de mistério – citando o brilhante “Zodíaco” de David Fincher como influência. De fato, ele opta por mostrar de forma não-linear diferentes momentos da relação, levantando a seguinte questão: o que aconteceu com o amor desse casal? Por que ele não existe mais?

Como em outros filmes que abordam essa mesma temática – seja “Maridos e Esposas” de Woody Allen ou “Cenas de um Casamento”, de Ingmar Bergman, entre outros – Cianfrance nos revela tanto os momentos tenros do relacionamento, como também os mais agressivos. Porém, o grande triunfo do filme é a naturalidade com que o diretor constrói seus personagens e o mundo que eles habitam. Uma cena marcante é quando Dean, logo no início do filme e antes de conhecer Cindy, ajuda idosos na mudança de seus apartamentos. Ali vemos um jovem rapaz encantado com a vida, antes de se aventurar nos caminhos tortuosos de um casamento mal sucedido. Acompanhando esse e outros momentos do filme está a bonita e tenra trilha sonora da banda americana Grizzly Bear.

O filme saiu no Brasil com o ilusório e ridículo título de “Namorados para Sempre” – com certeza uma tentativa da distrbuídora de atrair um público de comédias românticas. Se você espera que “Blue Valentine” seja mais um desses filmes, irá se decepcionar completamente.

4.5 / 5

Trailer

-bruno

Tagged , ,

One thought on “Blue Valentine

  1. carlospx says:

    Filme é legal, mas pelo amor de deus, não exagera bruno. 4,5?

Leave a comment